segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Receita de Casaco de Tricô à Máquina



Este casaco foi pra bem longe... embarcou dia 28-12-11 pra Suíça.

Casaco com gola tipo Xale

Lã Industrial – 03 fios usados juntos – aproximadamente 700gr
Máquina Elgin Brother sem a frontura
Regulagens : 4, 5 e 7
06 Botões (opcional)
Barra sanfonada dupla 1/1
Costas: Selecione 160 agulhas alternando 1/1. Na regulagem 05 teça 60 carreiras. Dobre para formar a barra sanfonada dupla. Volte o contador de carreiras para o 30, mude a regulagem para 07 e complete 246 carreiras. Cava: Zere o contador e arremate 06 pontos, passe o carro para o outro lado e arremate 06 pontos, volte o carro e arremate 03 pontos, passe novamente o carro e arremate 03 pontos. Continue tricotando os 142 pontos que ficaram na máquina até completar 70 carreiras.
Caimento dos ombros: Da direita para a esquerda, conte 32 pontos para o ombro e suspenda os 110 pontos seguintes (posição “H” do carro). Os 32 pontos do ombro que deverão ser trabalhado assim. Passe o carro lace a última agulha q está suspensa, volte o carro suspenda 08 pontos próximo á última agulha q está suspensa, passe o carro, lace a última agulha suspensa, volte o carro e suspenda mais 8 pontos. Faça isso até que todas as agulhas fiquem suspensas. Volte o carro para posição “N” e passe uma carreira geral. Volte o contador de carreiras para o nº 71 e o carro para posição “H” e trabalhe como o outro lado. Arremate. OBS: Para facilitar na hora de costurar eu marco com um fio de outra cor onde finaliza os 32 pontos de cada lado dos ombros. Facilita na hora de unir as partes.
Metade da Frente: Selecione 80 agulhas alternando 1/1 + 20 agulhas sem alternar Na regulagem 05 teça 60 carreiras. Dobre para formar a barra sanfonada dupla. Volte o contador de carreiras para o nº 30, mude a regulagem para 07. Lace mais 30 agulhas sem alternar (para formar a dobra onde ficarão os botões e casas). Complete 246 carreiras. Cava: Zere o contador e arremate 06 pontos, passe 02 carreiras e arremate 03 pontos. Continuem tricotando os 121 pontos que ficaram na máquina até completar 70 carreiras. Faça o caimento do ombro como indicado acima. Mas apenas em um lado e não precisa usar o fio de outra cor para marcar o final do ombro. Gola: Zere o contador de carreiras. Teça 40 carreiras nos 89 pontos que ficaram e retire em fio de outra cor. Faça outra parte da frente invertido.
Mangas: Selecione 80 agulhas alternando 1/1. Na regulagem 04 teça 60 carreiras. Dobre para formar a barra sanfonada dupla. Volte o contador de carreiras para o nº 30, mude a regulagem para 07. Aumente 01 ponto de cada lado, teça 10 carreiras, continue aumentando 01 ponto de cada lado a cada 10 carreiras até completar 116 pontos e 210 carreiras. Cava: Arremate de cada lado a cada carreira 06 pontos, 04 pontos, 02 pontos e continue arrematando na mesma carreira, 01 ponto de cada lado até sobrarem 40 pontos e arremate.
Bolso: Selecione 50 agulhas sem alternar na regulagem 05 teça 30 carreiras e dobre para formar a barra dupla. Volte o contador de carreiras para o nº15, mude a regulagem para 07 e complete 62 carreiras. Arremate e costure no casaco.
Montagem do casaco: Uma as partes da gola que estão com fios de outra cor.
Una os ombros com pontos invisíveis. Costure (no avesso) com pontos invisíveis a parte interna da gola no corpo do casaco (entre um ombro e outro). Costure (no direito) a parte externa da gola no casaco formando uma gola dupla (entre um ombro e outro). Continue costurando a pala onde ficarão as casas e os botões (opcional). Costure as mangas nas cavas e depois costure as laterais do casado e as laterais das mangas. Por último pregue os bolsos com pontos invisíveis.

Espero que gostem desta receita.
Qualquer dúvida podem me chamar.
Se fizer me manda foto tá bom??? Quero divulgar...
Boa Sorte!!!
Bjs Cleusa Rodrigues

10 comentários:

Daniela disse...

lindo esse casaco ,obrigado por dividir a receita,bjs,Daniela

Adélio disse...

Olá, Cleusa!
Quero, neste primeiro dia de 2012, saudar a si e a todos que passarem por este blogue. No meu cantinho de observador, vejo linhas entrelaçadas de onde surgem peças de vestuário lindíssimas. Como é agradável de se ver!... Que beleza!... Olho e vejo não com a atenção de um mero observador mas de alguém que passou, durante a infância, ligado a estas actividades. Via minha mãe a fiar, a fazer meia, camisola... e a bordar. Eu próprio cheguei a bordar em ponto de cruz e a executar meias de lã. Ainda há pouco tempo, numa exposição de habilidades de professores, apresentei um par de meias (uma completa – com calcanhar e fecho – e outra, a meio, com metade do calcanhar). Gostava muito da minha mãe e do que ela fazia: ficava encantado com o mexer rápido das agulhas. Já espreitei seus blogues, Cleusa, que me fazem matar saudades. Desejo-lhe muito sucesso e muitas felicidades para o seu maravilhoso trabalho em 2012. Adélio.

TRICÔ À MÁQUINA, SEMPRE RENOVANDO..E COMPARTILHANDO. disse...

OI COLEGA FICOU LINDO ESTE CASACO E QUE CHIK VAI PARA LONGE. ABRAÇOS E MIL BEIJOS E VOU SALVAR A RECEITA.

TRICÔ À MÁQUINA, SEMPRE RENOVANDO..E COMPARTILHANDO. disse...

OI COLEGA LINDO FICOU ESTE CASACO E QUE CHIK VAI PARA LONGE. VOU SALVAR A RECEITA .BEIJOS.

TRICÔ À MÁQUINA, SEMPRE RENOVANDO..E COMPARTILHANDO. disse...

lindo este casaco e que chik.beijos e mil abraços ta dificil de mandar este comntário.kskskksskks

TRICÔ À MÁQUINA, SEMPRE RENOVANDO..E COMPARTILHANDO. disse...

lindo este casaco obrigado pela receita.beijos. mas ta dificil de mandar o comentário estas letras que aparece fica dificil de visualisar.

## Pintando o se7e ## disse...

## Olá amiga!
Arrasou no casaco,esta gola é um charme,obrigado por compartilhar,eu fiz uma blusa com essa gola diferente,ainda tá na máquina junto com a blusa que vou sortear pras amigas na marca dos 200 seguidores vou postar no domingo e quero que vc venha participar,logo dou as coordenadas.
A PAZ DE JESUS!!!!!
bJOSSSSSSSSSSSSSSSS ##

TRICÔ À MÁQUINA, SEMPRE RENOVANDO..E COMPARTILHANDO. disse...

OI QUERIDA PASSA NO MEU BLOG PARA VER OS COMENTÁRIOS DO TEU CASACO . ABRAÇOS E GOSTO MUITO DOS TEUS TRABALHOS POIS SEMPRE COMPARTILHAS COM RECEITAS E ISTO É MUITO LEGAL.

ivabelle disse...

Oi Cleusa.ótima receita, mas gostaria de saber qual o tamanho. Parabéns ��

Rosana da Silva disse...

Olá gostaria de parabenizar pelo trabalho muito lindo e saber se vc faz pra vender e se vc é de SP.